2 de October de 2023 Fernando

Black Friday 2023: As expectativas de vendas para o varejo e vendas online

Se você quer saber quais são as expectativas da Black Friday 2023 para as vendas do varejo e vendas online. Confira esse conteúdo cheio de detalhes e oportunidades para sua loja ser um sucesso em vendas.

 

Quando é a Black Friday em 2023?

A Black Friday em 2023 tem data marcada, e será no dia 24 de novembro. Seguindo sempre o calendário fixo de ser a última sexta-feira do mês.

Adiantamos que com ela oportunidades únicas de vendas ocorrem no período.

Continue a leitura para descobri-las!

 

Você sabe o que é e onde surgiu a Black Friday?

Criada há algumas décadas nos Estados Unidos a Black Friday tem o objetivo de aquecer e aumentar o volume de vendas do varejo entre o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) e o Natal, período que costumava ser de baixo movimento e pouca lucratividade para lojistas.

A principal estratégia adotada pelos lojistas é oferecer boas ofertas que mobilizem milhares de consumidores e assim eles estejam propensos a gastarem mais e adquirirem bons produtos, assim, aumentando as o faturamento das lojas.

 

A Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday tem sua história iniciada no ano de 2010 devido ao grande sucesso de vendas nos Estados Unidos.

Todavia, em sua primeira edição no Brasil a data chamou bem pouca atenção devido a baixa popularidade entre os lojistas e pouca divulgação para os consumidores.

Contudo, ao longo dos anos, a Black Friday foi ganhando espaço, conquistando clientes e empoderando varejistas brasileiros.

 

As adaptações na Black Friday Brasileira

Tendo recordes de vendas em todos os anos, a Black Friday Brasileira foi ganhando cada vez mais adeptos e admiradores.

Com a incrível criatividade brasileira, variações foram surgindo para este evento que consegue dobrar o faturamento dos negócios que criam estratégias e se preparam com excelentes campanhas que chamam atenção de seus clientes.

Devido a isto, surgiram a Black Week (semana de Black Friday) e a Black November (mês de Black Friday).

 

Expectativas para a Black Friday 2023

Certamente agora que já falamos sobre o contexto dessa data, podemos falar sobre as expectativas da Black Friday 2023, veja alguns dados apontados pelo Google sobre insights importantes para o ano:

  • 2 em cada 3 Brasileiros vão comprar na data;
  • Buscas pela data já são 24% maiores do que no ano passado;
  • Todos os segmentos possuem procura maior que no ano anterior. Os cinco mais procurados são (Roupas e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Calçados, Eletrodomésticos e Celulares e eletroportáteis).
  • Quanto maior o preço dos produtos, maior a antecedência dos clientes para começar a avaliar a loja em que irá comprar.
  • Preço baixo é um fator determinante.

 

Com tantas informações úteis é o momento de seguirmos para estratégias de vendas para que você possa se antecipar à concorrência e aproveitar todas as oportunidades da Black Friday.

Continue lendo para acertar e ser um sucesso de vendas!

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Como se preparar para a Black Friday 2023?

Campanhas promocionais

Primeiramente, é impossível falar de Black Friday em 2023 e não dizer que as campanhas promocionais são os motores propulsores de vendas para o varejo e lojas virtuais no Brasil.

No entanto, não é qualquer campanha ou um simples desconto que fará seu cliente comprar de você. Por isso, listamos abaixo as principais formas de fomentar vendas em seu negócio.

 

Cupons de desconto

Ofertar um desconto para o cliente é uma das formas mais efetivas no período, por outro lado, é necessário usar da psicologia de vendas para isso.

Nesse sentido, usar o cupom de desconto e ter uma quantidade limitada de cupons faz com que haja uma sensação de escassez sobre o produto que está sendo vendido. Como resultado, o incentivo à compra aumenta.

Aqui segue alguns exemplo criativos de cupons de desconto para a Black Friday 2023:

  • BlackFriday2023
  • BlackFriday23
  • BlackWeek23
  • BlackNovembre23

 

Kits de produtos

Quando se fala em aumentar ticket médio, a estratégia ideal de vendas são os kits de produtos. 

Identifique o ticket médio de venda do seu negócio. Caso já utilize a plataforma da Veendos certamente já viu na área de indicadores a informação que é atualizada em tempo real, conforme apresentado abaixo.

Indicadores de vendas no painel da loja na plataforma da Veendos
Indicadores de vendas no painel da loja na plataforma da Veendos

Sabendo o ticket médio da sua loja, crie três formatos de kits, veja os detalhes abaixo:

  • Formato 1: Valor do kit com valor maior 20% maior que os ticket médio do seu negócio. A composição deve ter no mínimo um produto muito vendido em sua loja e dois produtos com baixa rotatividade.
  • Formato 2: Valor do kit com valor maior entre 40% a 50% que o ticket médio do seu negócio. A composição deve ter no mínimo dois ou três produtos muito vendidos em sua loja e três ou quatro produtos com baixa rotatividade. 
  • Formato 3: Valor do kit com valor maior em 60% que seu ticket médio do seu negócio. A composição deve ter no mínimo três produtos mais vendidos em sua loja e mais quatro produtos com baixa rotatividade.

Com as dicas acima, você irá aumentar o ticket médio de suas vendas, o faturamento da sua loja, além de dar vazão em produtos com baixa rotatividade fazendo com que o estoque gire.

 

Brindes e amostras grátis

Com uma abordagem que vem se destacando nas vendas online, não só os brindes como as amostras grátis é uma estratégia que conquistou o coração dos consumidores.

Com ela, lojistas conseguem aumentar agregado e emocional aos consumidores de suas marcas, e para aqueles negócios que possuem produção própria é uma ótima oportunidade de apresentar outros produtos da sua marca com pequenas amostras grátis.

Outro motivo pelo qual você deveria usar essa estratégia é o fato de tornar a experiência única para seu cliente durante o unboxing, e assim, fidelizar o público alvo do seu negócio.

 

Descontos progressivos

Assim como os kits outra técnica que ajuda o ticket médio das vendas subirem são os descontos progressivos, ou seja, fazer com que seus clientes ganhem descontos à medida que o consumidor alcance determinado valor em sua compra. Abaixo um exemplo:

  • Compras no valor de R$ 200,00 com desconto de 10%
  • Compras no valor de R$ 300,00 com descontos de 15%
  • Compras no valor de R$ 400,00 com descontos de 20%

 

Promoções relâmpago

Ótimo para chamar atenção dos clientes e fazer com que as pessoas fiquem atentas à sua loja durante a Black Friday 2023.

Outro motivo para usá-las é certamente o fato de que as pessoas almejam garantir as oportunidades que são limitadas em tempo ou estoque e acabam comprando com mais facilidade devido ao medo de não aproveitarem a oportunidade.

 

Frete grátis como incentivo de compra

O grande vilão do e-commerce, o frete, é o maior motivo pela desistência de compra por parte dos consumidores.

Então, usá-lo como aliado em sua loja pode te gerar bom resultado fazendo com que as vendas aumentem. Entretanto, é importante considerá-lo na formação de preço dos seus produtos para que você não venha a ficar no prejuízo.

Inclusive, com a Veendos e a Melhor Envio sua loja pode ter acesso a dezenas de transportadoras fazendo com que você se destaque em relação à concorrência e tenha um grande diferencial competitivo durante a Black Friday 2023

Venda 24h por dia com sua loja online Veendos
Venda 24h por dia com sua loja online Veendos

Organizar e controlar estoque

Por se tratar de uma data tão movimentada como é a Black Friday e cheia de vendas. É de extrema importância você identificar quais são os produtos que possuem um alto giro de estoque em sua loja e com maior probabilidade de vendas durante as ações que você realizar para a Black Friday 2023.

Identificando esses produtos, faça reposição do seu estoque com antecedência e assim evitar ruptura (produtos em falta) em seu estoque e consequentemente frustrar clientes que queiram comprar ou já tenham comprado mas seu negócio.

Destaque que lojas que utilizam a plataforma da Veendos, possuem o controle de estoque de forma automatizada e em tempo real.

Basta informar qual a quantidade de produtos em estoque uma única vez e a cada nova venda a plataforma atualiza quantidade em estoque, dá baixa e se porventura o produto zerar em seu estoque ele inativa o produto na loja virtual para evitar problemas com vendas que não podem ser cumpridas por você.

Com isso, você resolve todos os seus problemas no controle e gestão do estoque da sua loja.

 

Pix e Cartão de crédito como formas de pagamento.

Atualmente o Pix e o Cartão de Crédito são as duas principais formas de pagamentos em compras online na internet, na Black Friday em 2023 não será diferente. Prova disso é que em estudo realizado pelo maior portal de vendas online, o E-commerce Brasil já sinalizou que o Pix igualou a aceitação de cartão de crédito no e-commerce.

E dessa forma os dois meios de pagamentos seguem em alta e sendo os preferidos dos consumidores.

No último mês, vale lembrar, o Banco Central anunciou também o Drex, nome dado ao Real Digital. Este se junta, em 2024, ao pacote de novidades em meios de pagamento da entidade, contando também com o Pix automático.

 

Divulgação é essencial, mas precisa ser estratégica

Bem, agora que te demos diversas dicas de como atingir o sucesso em suas vendas na Black Friday 2023 é importante dar foco na divulgação das suas ações promocionais, campanhas de vendas e ser estratégico. 

Coloque sua loja virtual no clima, altere cores que simbolizam a data, banners atrativos divulgando todas as ações que estão ativas em sua loja.

Como tarefa adicional é importante ter criativos chamativos para suas redes sociais, uma dica bem legal é utilizar sites como Canva e Trakto para fazê-las.

E uma estratégia que não pode faltar para esta data é fazer uso das campanhas pagas como o Facebook Ads e Google Ads. Elas farão que o fluxo de acesso em sua loja aumente, seu negócio alcance um número maior de pessoas e assim conhecerem seu negócio aumentando seu volume de vendas.

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Uma Black Friday de sucesso em 2023

Ter sucesso nas vendas da Black Friday 2023 não é mágica e sim estratégia, agora, coloque todas essas ações em prática na sua loja virtual.

E é importante frisar que ter um canal profissional de vendas, é importante para que você consiga escalar o faturamento da sua loja.

Como resultado, vendas manuais via WhatsApp deixarão de ser um problema e você receberá os pedidos de compras prontos e com todas as informações que você precisa.

Simultaneamente, terá indicadores de vendas e informações para saber como melhorar seu negócio.

E agora? Vamos ter uma Black Friday 2023 de muito sucesso?
Bora vender!

 

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