17 de January de 2023 Fernando

Como começar a vender online

Como começar a vender online

É natural para quem quer começar a vender online, sentir-se ansioso ao entrar neste mundo tão dinâmico e cheio de informações fragmentadas. Mas mesmo com tantos desafios vale pontuarmos que também é um canal de vendas cheio de oportunidades e com amplo potencial de crescimento.

O Webshoppers, o maior e mais importante relatório de comércio eletrônico no Brasil, informou que o e-commerce brasileiro atingiu 118,6 Bi em vendas no fechamento do 1º semestre de 2022, apresentando um crescimento de 6% versus 2021. Crescimento este que refletiu em todas as regiões do país. E as expectativas para 2023 continuam altas!

E com uma representatividade tão grande, vender na internet virou uma obrigatoriedade.

Estar no digital é para empresas que almejam ampliar a exposição da sua marca, melhorar seus resultados e estar em um canal de crescimento acelerado.

Agora que você sabe o porquê começar a vender online é uma necessidade para seu negócio. 

Continue a leitura e confira como tirar seus planos do papel.

Os 5 pilares para vender online:

  1. Planejamento
  2. Estrutura do seu negócio
  3. Canais de atendimento
  4. Canais de divulgação
  5. Plataforma de venda
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Planejamento

Não é raro que as pessoas se antecipem e queiram partir logo para a prática, muito disto porque elas não sabem o que de fato precisam planejar e o que precisa ser feito. Para te ajudar trouxemos os 4 principais pontos que você precisa decidir nesta etapa:

Escolher o segmento em que você quer atuar.

Se você já chegou aqui com um nicho decidido, ótimo! Mas se ainda precisa de insumos para decidir, uma opção é utilizar o próprio relatório do Webshoppers para identificar quais são os segmentos que mais vem performando e crescendo no comércio eletrônico.

Qual é o portfólio de produtos da sua loja?

Certifique-se de que os produtos que você está considerando são viáveis financeiramente. Isso inclui considerar o custo de adquiri-los, o preço de venda e o lucro que você espera obter.

Aqui nesta etapa também vale entender o que empresas que estão no mesmo segmento estão vendendo. Reflita sobre:

  • Quais sãos os produtos carro chefe (mais vendidos)?
  • Quais produtos você pode ter como diferencial destacando sua empresa? 

Defina quem é seu público alvo (ICP – Perfil de cliente ideal)

Nesta etapa, faça uma pesquisa de mercado, busque entender se as necessidades e comportamentos estão conectados com o interesse do seu público alvo. Também esteja certo de que os produtos que você selecionou estão aderentes ao perfil de cliente que você almeja atender.

Fornecedores

Encontrar fornecedores nunca é uma missão fácil! Inclusive um dos mesmo conselhos que damos para nossos clientes faremos para você.
Cliente só compra de quem transmite segurança! Então, cuidado com empresas que não demonstram confiabilidade.

Procure pelos perfis em redes sociais, busque por revisões de produtos e até como eles lidam com atendimento pré e pós venda. 

Estrutura do negócio

Agora que você já pensou sobre o quê deseja vender, para qual público irá vender e quem serão seus fornecedores. Chegou o momento de pensar na estrutura do seu negócio.

Formalize o negócio (abra um MEI)

Se seu negócio está em um estágio inicial, o MEI pode ser a alternativa ideal para você.

Verifique se o seu negócio está enquadrado na lista de atividades permitidas para o MEI: Acesse o site do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) para ver a lista completa de atividades permitidas.

Criando sua identidade visual

É através da identidade visual da sua marca que as pessoas reconhecerão seu negócio,

Há algumas dicas para que você possa construir sua identidade visual:

  • Pense sobre o que você gostaria que as pessoas sentissem ao ver sua marca.
  • Quais elementos transmitem essas sensações?
  • Existe alguma característica específica do seu segmento que pode ser utilizada na construção visual da sua marca?
  • As cores importam, utilize tons que transmitem a personalidade que você deseja para seu negócio.

Uma dica adicional e bem legal é você utilizar ferramentas como Canva ou Trakto para combinar elementos e criar sua marca.

Canais de recebimento

Hoje o mercado tem uma variedade grande de canais de recebimento para quem deseja começar a vender online.

Buscar por taxas competitivas, no fim do mês faz com que sua margem seja maior, mas não deixe de analisar informações como prazo de liquidação, antecipação e até mesmo métodos de recebimentos disponíveis (Pix, cartão de crédito, cartão de débito, boleto etc).

Outra análise que você deve fazer é sobre a reputação da empresa pela qual está disposto a decidir. Busque por informações de pessoas próximas e até em sites como Reclame Aqui para ver os índices de resoluções nos casos que podem ocorrer.

Canais de logística

Um dos maiores fatores de sucesso para quem irá começar a vender online são os canais de logística.

Optar por empresas que te forneçam prazos de entrega curtos e valores menores para seus clientes, removem muitos impedimentos na hora da venda.

Contar com plataformas de envio como a Melhor Envio pode facilitar já que você passa a ter acesso a diversas transportadoras de uma única vez e tem acesso a preços bem acessíveis para seus clientes. 

Canais de atendimento

Começar a vender online não elimina totalmente o contato com seu cliente, muito pelo contrário. É importantíssimo que você tenha em mente a prática do excelente atendimento seja no pré ou no pós-venda.

Adotar essa conduta do “atendimento excelente”, fará com que os clientes se sintam seguros, facilitando a decisão de compra e posteriormente contribuirá para indicações uma vez que o cliente se sentirá bem atendido e já conhecerá seu trabalho e produto.

Alguns dos canais comuns são:

  • Instagram
  • Facebook
  • WhatsApp Business
  • Número de telefone dedicado para sua loja
  • E-mail de suporte profissional
Venda 24h por dia com sua loja online Veendos
Venda 24h por dia com sua loja online Veendos

Métodos de divulgação

Atrair e interagir com o público garante que seu negócio seja próspero, pois é através dele que as pessoas conheçam seu produto e sua empresa.

É relevante que você diversifique sua divulgação separando em alguns formatos, como:

  • Posts de conversão (focado em venda)
  • Posts de conteúdo (dicas e conteúdos relevantes sobre o produto)
  • Posts patrocinados
  • Listas de transmissão em WhatsApp
  • Anúncios no Google

Plataforma de venda

Ter uma plataforma de venda está além do pensamento de apenas ter um site. É fundamental para qualquer empresa que queira profissionalizar seu negócio.

Ter um canal de vendas que transmite autoridade e confiança para seus clientes é o que separa negócios que vendem e aquelas que apenas perdem vendas por não demonstrarem profissionalismo.

Alguns critérios que deve ser observado ao analisar uma plataforma de e-commerce para começar a vender online são:

Facilidade de uso:

Este ponto é tão importante quanto qualquer outro. Imagine você ter que passar horas para aprender como usar o sistema da sua loja ou até ter que fazer um treinamento para ter que manuseá-lo. Horrível, não?

Design elegante e profissional:

Hoje, é fundamental buscar por design que foque em demonstrar os atributos e qualidades do seu produto evitando ter assim elementos e informações que não agreguem valor ao que você está querendo de fato que o cliente veja.

Campanhas promocionais:

A plataforma deve permitir a você e seu negócio criar condições especiais aos seus clientes sempre que julgar necessário, por exemplo: Cupons de desconto para Black Friday, Natal ou qualquer outra data comemorativa importante para seu segmento.

Integrações:

    • Sacolinha do Instagram:
      • Esta funcionalidade permite que os produtos do seu site sejam apresentados diretamente no perfil da sua loja, aumentando a quantidade de visualizações e acessos em seu site.
    • Pixel do Facebook:
      • Sabe quando você acessa uma loja online e depois começa aparecer promoções dos produtos que você visualizou? Pois bem, de para notar o quanto você pode se beneficiar com uma plataforma que te permite criar campanhas estratégicas nas redes sociais do seu negócio. 
    • Frete:
      • Segundo a Mercado & Consumo os abandonos de carrinho podem chegar a 66% quando você não não consegue oferecer preços baixos e prazos curtos em suas entregas.
        Então pensar em um sistema que consiga te entregar uma integração com a Melhor Envio por exemplo pode agregar um valor gigantesco ao seu negócio uma vez que aumenta as chances de finalização das compras.
    • Pagamentos:
      • Analise soluções que permitam sua loja receber com segurança e conecte seu negócio a um parceiro com reputação e credibilidade.

Dica de ouro

Com a Veendos você pode ter seu site de vendas completo e colocar em prática todas as ações citadas acima. 

Faça da internet o principal canal de vendas do seu negócio. Tenha uma marca de sucesso e aumente seu faturamento.

Entre de vez no mundo das vendas online. Testar grátis.
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Hora de pôr a mão na massa

Com as etapas acima, você sairá do zero e terá uma marca que engaja, transmite segurança, autoridade e gera vendas no canal que mais cresce em todo o mundo, a internet.

Então, aproveite o momento e coloque em prática os ensinamentos deste material para transformar esse sonho em realidade e ser um sucesso.

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