17 de April de 2023 Fernando

Como organizar o estoque da sua loja virtual

Um dos processos internos mais importantes e com relação direta na satisfação de seus clientes e na performance de vendas em sua empresa é a gestão do controle de estoque. Por isso, saber como organizar o estoque da sua loja virtual traz diversos benefícios, e ele tem um papel fundamental no crescimento da sua loja.

Se você quer evitar erros comuns e garantir o sucesso do seu negócio, continue lendo e confira!

 

O que é controle de estoque?

Antes de nos aprofundarmos é importante esclarecer e trazermos a definição do que é controle de estoque. Nesse sentido, podemos definir que o controle de estoque é a gestão do processo de entradas e saídas de produtos em sua empresa.

De mesmo modo, o controle de estoque da sua loja virtual cumpre o objetivo de gerar conhecimento aos envolvidos nessa rotina, fazendo com que este processo tão estratégico seja realizado de forma inteligente e sem desperdícios seja de espaço, tempo e até mesmo financeiro.

 

Riscos que sua loja virtual corre por não ter um controle de estoque eficaz

Antecipadamente, pense nas seguintes situações.

  • Realizar um pedido de compra com seu fornecedor e descobrir que existia o produto no estoque.
  • Ter feito uma reposição e descobrir que pediu produtos que tem uma rotatividade muito baixa e a expectativa é que ele fique parado meses em seu estoque.
  • Você acabou de fazer uma venda, porém, ao iniciar o processo de preparação do pedido do cliente percebe que não tem o produto disponível.
  • Ter que entrar em contato com o cliente para informar que terá que cancelar a compra pois o prazo de entrega dado pelo fornecedor para repor o produto em sua loja é de pelo menos 15 dias.
  • O cliente que teve a compra cancelada mencionar com os amigos próximos ou até mesmo em redes sociais que sua loja não cumpre prazos ou cancela pedidos.

Ao imaginar as ações citadas, já dá para dizermos que a falta de controle eficaz no estoque em sua loja pode te trazer as seguintes consequências:

  • Falta de estoque, também conhecida como ruptura de estoque.
  • Gastos com produtos desnecessários.
  • Dinheiro parado no estoque, pois você pode comprar produtos com uma rotatividade baixíssima.
  • Insatisfação de clientes devido a entregas mais longas do que o esperado.
  • Insatisfação de clientes, afinal as vendas podem ser canceladas.
  • Decisões equivocadas uma vez que não tem domínio sobre métricas e indicadores importantes da sua loja.
  • Resultados muito abaixo do esperado.

Bem, poderíamos listar mais dezenas de cenários e outras centenas de riscos que seu negócio tem ao não dar a devida importância para essa rotina tão estratégica que é o controle de estoque da sua loja virtual. Mas, acreditamos que você já entendeu o quanto a ausência de ações voltadas para essas tarefas podem te gerar resultados negativos, inclusive, a perda de dinheiro e perda de clientes.

E ciente disso agora é importante avançarmos para que você saiba como evitar acontecimentos como esses e garantir que as vendas aumentem e seu faturamento seja cada vez maior.

 

Venda 24h por dia com sua loja online Veendos
Venda 24h por dia com sua loja online Veendos

Como fazer o controle de estoque?

Nesta seção listamos os principais pontos aos quais você obrigatoriamente deve fazer em sua empresa se quer tornar o estoque do seu e-commerce o mais estratégico possível. Por fim, fazê-lo um gerador de receita em seu negócio.

 

Entenda o estado atual do seu estoque:

Levante as informações dos produtos que você possui em estoque e as organize-as. Para isso, você pode fazer uso de uma planilha ou até mesmo um sistema (software).

As informações mínimas que você deve inserir nessa planilha, são:

  • Nome do produto.
  • Valor de venda do produto.
  • Quantidade em estoque.
  • Valor total do estoque (valor de venda do produto X quantidade em estoque).

Caso você faça uso de um software é provável que a possibilidade de inserir essas informações já estejam presentes.

Se você vende produtos perecíveis lembre-se de se atentar a data de validade.

 

Use o ambiente físico ao seu favor

Se você tem um espaço físico para poder realizar o controle de estoque da sua loja virtual, tente otimizá-lo para simplificar seu dia a dia. 

Faça uso de prateleiras para deixar tudo organizado e sempre que precisar encontrar algo de forma fácil. Igualmente, você pode agrupar esses produtos por características similares ampliando ainda mais seu nível de organização.

Por outro lado, se você não pode usufruir de um espaço físico específico para organizar o estoque da sua loja virtual, a dica aqui é fazer uso de uma ou mais malas de viagem para organizar seu estoque. A princípio, pode não ser o formato que você gostaria, entretanto, também tem seus benefícios uma vez que te traz facilidade em transportar o estoque caso precise.

Ao tomar o cuidado em como organizar o estoque da sua loja virtual você garante alguns objetivos:

  • Visibilidade e clareza sobre o estoque atual da sua loja online.
  • Acelerar o processo de preparação das vendas realizadas.

 

Atualização constante do estoque do seu e-commerce:

Uma das ações mais importantes focadas em como organizar o estoque da sua loja virtual é assegurar que o estoque está constantemente atualizado e possui informações íntegras e assertivas.

Diante disso, certifique-se que toda nova venda feita gera uma atualização em seu estoque. Igualmente é necessário fazer o mesmo com as entradas, ou seja, cada reposição feita obrigatoriamente deve ser cadastrada em sua planilha de gestão de estoque ou sistema da sua loja online.

 

Tenha uma gestão de estoque simplificada usando a Veendos

Na Veendos a cada nova venda feita em seu e-commerce a baixa do estoque é feita imediatamente e automaticamente. Dessa forma, você não precisa se preocupar com atualizações nas vendas uma vez que a Veendos sempre traz a informação mais atualizada e correta para você.

Ao manter o estoque da sua loja atualizado você tem as informações mais precisas possível e dessa forma os benefícios alcançados são: 

  • De maneira inteligente você reduz os custos, uma vez que você sabe qual produto repor
  • Conseguir se antecipar e ter um estoque mais alinhado de acordo com o período, como é o caso de datas comemorativas.
  • Tem certeza que todo produto vendido está disponível para entrega
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Analise o histórico de vendas e faça previsões assertivas para a reposição:

Como boa prática, é importante você como responsável pelo estoque da sua loja online ter uma tarefa recorrente de análise em relação ao histórico de vendas. A importância dessa ação está diretamente ligada em fazer previsões melhores de compra e reposição no estoque da sua loja.

Outro fator relevante é que você começa a tomar decisões baseadas em dados. Isto fará com que você evite aquelas decisões baseadas em vieses e achismo. Fazendo então que suas reposição seja estratégica.

Veja outros benefícios:

  • Aumentar a rotatividade no estoque do seu e-commerce
  • Evitar repor produtos que tem um giro de estoque baixo
  • Fazer investimentos mais inteligentes
  • Conseguir fazer antecipar previsões de compra para datas comemorativas

 

Quer ir além na gestão de estoque da sua loja online?

E se você quer ir além em como organizar o estoque da sua loja virtual e manter uma gestão e controle de estoque profissional e impecável, então você tem a obrigação de conferir o material gratuito com 15 dicas extras de para ter um ótimo controle e gerenciamento de estoque que a Veendos preparou para você e sua loja.

15 dicas para ter um estoque estratégico em sua loja virtual
15 dicas para ter um estoque estratégico em sua loja virtual

Hora de levar sua loja para o próximo nível e vender mais

Se sua intenção é tornar seu e-commerce em uma loja de sucesso, vender mais e com chances de dobrar seu faturamento. Da mesma forma, fazer investimentos mais inteligentes diminuindo custos com produtos que não possuem giro e acertando nos produtos que mais serão vendidos. Então, coloque em prática todas as ações que trouxemos para seu negócio alavancar suas vendas.

 

Esperamos que tenha aprendido e que todo esse material contribua para sua empresa ter uma vida financeira ainda melhor, cresça em vendas e você alcance seus objetivos.

 

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