17 de October de 2022 Fernando

Sacolinha do Instagram: O que é e como funciona?

Sacolinha do Instagram: impacto nas vendas das lojas online

Foi-se o tempo em que as redes sociais funcionavam apenas como forma de interagir entre os amigos e compartilhar momentos do seu dia. Com o grande crescimento do e-commerce, as redes sociais, como o Instagram por exemplo, passaram a funcionar como plataforma de venda online. Para dar ainda mais ênfase nisso, o Instagram criou o Instagram Shops, ou como é popularmente conhecido no Brasil, a “sacolinha do Instagram”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela NordVPN, empresa de cibersegurança, feita com brasileiros com mais de 18 anos, o brasileiro passa em média 91 horas online por semana. Isso mostra como as redes sociais ocupam grande parte do cotidiano das pessoas.

Além desse comportamento de estar sempre conectado, a forma que o brasileiro faz compra também passou a ser online. Segundo um levantamento da CupomValido, o país lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), o Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%).”

Para entender mais sobre como a sacolinha do Instagram pode impactar nas vendas de uma empresa e aprender como ativar essa função no perfil do seu negócio, continue com a leitura deste conteúdo até o final para não perder nenhuma informação!

Venda 24h por dia com sua loja online Veendos
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O que é a sacolinha do Instagram?

A sacolinha do Instagram é uma ferramenta que surgiu na rede em 2017, mas que começou a ganhar mais força recentemente. Essa ferramenta tem como principal foco facilitar o acesso de um possível comprador com o produto que ele procura. 

Por ser uma rede social de imagens e que conta com muitos influenciadores, o Instagram sempre esteve fortemente ligado ao e-commerce, principalmente no Brasil. Por conta disso, o aplicativo passou por algumas mudanças para facilitar o processo de venda e compra.

Dentre as maiores mudanças voltadas para o e-commerce, está a criação da aba “shopping”, feita em 2020. Nessa aba é possível encontrar produtos de diversas lojas e ao clicar em algum dos produtos, o usuário da rede tem acesso a mais informações, podendo até mesmo optar pela opção de acessar o site da loja para realizar a compra online.

A sacolinha do Instagram está presente em todas as publicações da aba “shopping”, inclusive, a ferramenta ficou conhecida no Brasil com esse nome justamente porque o ícone dessa aba é uma “sacolinha”.

Como ativar a sacolinha do Instagram

Não é todo mundo, ou todo perfil, que tem acesso a ferramenta da socilinha do Instagram. Para habilitar esse recurso, é preciso preencher alguns requisitos e seguir algumas regras, como por exemplo, ter um perfil comercial no Instagram. A sacolinha não está disponível para perfis pessoais. 

É preciso também já ter um site de venda online com pelo menos 8 produtos já cadastrados. Também é importante cadastrar os produtos em um catálogo do Facebook, visto que as redes são conectadas. Outro detalhe que pode passar despercebido, é colocar o link do site da loja na bio do perfil no Instagram.

Não deixe de seguir as regras de e-commerce da rede social. Caso alguma regra seja violada, o perfil comercial pode sofrer consequências.

Para saber melhor como habilitar a sacolinha do Instagram no seu perfil, confira o vídeo abaixo em que a equipe da Veendos explica o passo a passo detalhadamente:

Por que usar o Instagram Shops?

A sacolinha do Instagram ajuda a aumentar o tráfego de clientes, além de passar mais confiança para as pessoas que encontram seu perfil comercial. Com a sacolinha, o processo de compra de um produto é simplificado, tornando-se mais efetivo e otimizado, o que ajuda a fidelizar o cliente.

O Instagram Shops também faz com que o valor do produto fique disponível para todos os interessados nele, a qualquer momento do dia, assim não existe aquele tempo de espera para o possível cliente ser respondido, seja por comentário ou por DM.

No entanto, só o fato de ter a ferramenta no seu perfil não significa que terá mais visibilidade. É preciso atualizar o feed constantemente, criar conteúdo para os stories, reels, participar das tendências do momento. Enfim, manter seu negócio sempre ativo na rede para ficar sempre em alta.

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Veendos: melhor opção de vitrine online

Outra forma de aumentar a visibilidade da sua loja na internet é através da vitrine e catálogo online. A Veendos é uma plataforma potencializadora de vendas online. 

Com a Veendos, é possível criar um catálogo online de forma descomplicada e rápida, em até 5 minutos! Além de permitir que os clientes conheçam todo o catálogo de produtos e com opção de compartilhamento rápido nas redes sociais. Dessa forma, o número de “vendas perdidas” diminui consideravelmente. 

Para saber mais sobre a Veendos e os serviços oferecidos, além do portal online, também é possível acessar o perfil no Instagram, onde você encontra muitas dicas bacanas para seu negócio online!

 

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