Valentine’s day: Venda mais nesta data comemorativa
Valentine’s day: Venda mais nesta data comemorativa
Se você atua no varejo, deve ter notado que a temperatura das vendas no início do ano tende a ser morna, ou seja, muitos lojistas acabam tendo um volume de vendas menor nesta época do ano. A princípio, esse fenômeno tem ligação com o encerramento do ano anterior, pois muitas pessoas já realizaram compras para as épocas festivas como o Natal ou precisaram quitar despesas.
Apesar disso, todo negócio precisa se manter em pé e continuar vendendo. Então, usar da criatividade para manter o crescimento e vender mais em datas comemorativas é primordial.
Dessa forma, o empreendedor brasileiro tem adaptado seu calendário buscando fortalecer seus canais de vendas, principalmente no e-commerce. Diante disso, além das já conhecidas como é o caso do Carnaval, novas datas festivas ganham força em nosso cotidiano, exemplo disso é o “Valentine ‘s Day”.
Se esta data é nova para você ou até mesmo está buscando meios de inovar seu negócio e aumentar suas vendas utilizando datas comemorativas, este conteúdo é para você! Continue lendo e confira!
Valentine ‘s Day: O que é?
Muito popular nos países do hemisfério norte, o “Valentine ‘s Day” é uma data utilizada para comemorar o dia dos namorados, como é o caso dos Estados Unidos.
As versões sobre a origem da data são diversas.
Dentre elas, a que mais destaca-se é a de que Valentim, um sacerdote do século III costumava realizar casamento de soldados do império romano. Entretanto, isto não era bem visto pelo imperador da época em virtude do pensamento de que soldados casados ou em relacionamentos não possuíam o mesmo desempenho em batalhas em comparação com aqueles cujo o “status” era o de solteiro.
Ao continuar realizando as celebrações secretamente, foi descoberto e acabou indo parar na prisão, posteriormente, condenado à morte.
Porém, em seus momentos na clausura, conheceu uma dama por quem se apaixonou e passou a trocar cartas assinando como “do seu Valentim”.
Passado o tempo foi reconhecido pela igreja como São Valentim e com isso a data de 14 de fevereiro passou a ser utilizada como o dia dos namorados em alguns países como dito anteriormente.
Como aproveitar a data comemorativa para vender mais no e-commerce
Como estamos falando de uma data popular e reconhecida pelos ares do romantismo. Você deve tomar alguns cuidados para aproveitar todas as oportunidades, tornando assim, o período lucrativo e aumentar seu faturamento.
Parte desse cuidado é reconhecer que a data é diferente do período de Black Friday, Natal. E encarar que ela tem muito mais familiaridade com o nosso dia dos namorados, comemorado especialmente no Brasil na data de 12 de junho.
Na sequência, trouxemos ações práticas e com potencial enorme para tornar o dia de Valentine’s Day expressivo e você venda mais em seu e-commerce nesta data comemorativa.
Utilizando todo o potencial do seu estoque
De antemão, não saia comprando itens novos, principalmente em grandes volumes. Olhe para dentro da sua loja e extraia o potencial máximo do seu estoque.
Identifique itens e peças que possuem afinidade com a época festiva. Todos os segmentos podem se beneficiar dessa tática para o dia de Valentine’s Day e gerar mais vendas nesta data comemorativa, alguns exemplos de itens são:
- Roupas e sapatos
- Vinhos
- Jóias e semijoias
- Quadros decorativos
- Perfumes
- Barbeadores
- Planner e agendas
- Espelhos de mesa
- Baralho do amor
- Varal de fotos
- Álbum de recordações do casal
- Entre muitas outras opções
Defina suas campanhas para esta data comemorativa
Olhe para o histórico das suas vendas e identifique quais campanhas mais geraram resultados para você. A criatividade também pode fluir solta nesta fase, testar novas abordagens pode te trazer novos resultados.
Algumas abordagens que costumam funcionar muito bem e faz com que naturalmente sua loja venda mais nesta data comemorativa em seu e-commerce, são:
Permita que seus clientes encontre facilmente os produtos
Encontrar os produtos desejados contribui para que o cliente queira avançar e finalizar a compra.
Uma técnica simples porém muito eficaz para facilitar a experiência de compra dos consumidores em sua loja online é criar uma categoria que esteja relacionada com esta data.
Faça uso de nomes criativos para a(s) categoria(s), alguns exemplos:
- “Valentine ‘s Day”
- O romantismo está no ar
- Juntos para sempre
- Casal unido permanece unido
- Kits românticos
Com a Veendos você pode criar e customizar categorias com apenas alguns cliques e que farão com que você venda mais nesta data comemorativa de Valentine’s Day, confira no vídeo abaixo como é prático e fácil!
Aumente seu ticket médio nas vendas
A busca incansável por vender mais faz parte do dia a dia de todo lojista. E esta tarefa se intensifica em datas comemorativas. Mas ao mesmo tempo é importante olhar para as possibilidades de também aumentar o valor de cada venda, que é o que chamamos de ticket médio.
Uma técnica muito utilizada é a de criar kits. Ao fazer uso dessa abordagem você aumenta consideravelmente o valor agregado da venda e como consequência melhora o faturamento da sua loja.
Principalmente em datas comemorativas que são românticas como esta do “Valentine ‘s Day”, kits são sempre uma excelente abordagem já que os produtos e itens do kit podem ser para o uso do casal.
Bonifique, mas tenha critérios claros
Não saia aplicando descontos de forma aleatória. Seja estratégico!
Nesse sentido, condicione seu cliente. Mostre a ele que ele pode ter benefício se atingir determinada situação.
Inteligentemente os cupons de descontos relacionados a um valor mínimo te ajudarão nessa tarefa.
Mapei o valor médio das vendas da sua loja para que seu cliente possa usar um cupom de desconto e precise adicionar um item a mais ou alcançar um valor maior que seu ticket médio.
Faça seu cliente entrar no clima nesta data comemorativa
Logo após você analisar seu estoque e decidir quais campanhas vai adotar para a data comemorativa de “Valentine ‘s Day”, é chegado o momento de divulgar em seus canais de comunicação.
Essa atividade fará os consumidores entrarem no clima despertando a curiosidade e sentimento de muitas novidades.
Lembre-se de utilizar o máximo possível de canais, alcançando o público total do seu negócio.
- Tiktok
Colha feedback para manter uma mentalidade de melhoria contínua
Logo após realizar a venda, não esqueça de acompanhar e esclarecer dúvidas dos clientes.
Inclusive, enviar formulário de pesquisa no pós vendas perguntando sobre a experiência de compra em seu e-commerce, qualidade dos produtos e satisfação com o atendimento irá te gerar insights de como fidelizar clientes e vender sempre mais.
Agora que você já sabe o que é e como aproveitar a data comemorativa de “Valentine ‘s Day” para vender mais em seu e-commerce, coloque em prática as ações e descubra como esse período festivo pode contribuir com sua loja online.”
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