Catálogo online ajuda varejistas a otimizar suas vendas
Catálogo online ajuda varejistas a otimizar suas vendas
Catálogos são usados há anos por grande parte do segmento de vendas, através deles é possível obter informações dos produtos e fazer o pedido de compra. No entanto, conforme a tecnologia avança e começa a atingir outros setores que antes não eram tão influenciados pela modernização das coisas, até os catálogos tiveram que ser repaginados. Agora, o catálogo online está em alta!
Conhecer os recursos que a tecnologia oferece é fundamental para descobrir tudo o que a transformação digital e a digitalização do trabalho têm a oferecer. E, durante o período de isolamento social que vivemos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o aumento de compras online foi bem significativo.
Em fato, o Brasil é o país da América Latina que mostrou maior aumento nesse tipo de compra, chegando a 30%, como aponta pesquisa feita pela Barometro Covid-19 sobre mudanças de hábitos, realizada pela consultoria Kantar.
Sendo assim, neste artigo iremos falar da importância e do impacto que o catálogo virtual tem para os varejistas, além de apresentar a plataforma Veendos. Então, fique de olho e faça a leitura até o final para não perder nada!
O que é catálogo online?
Primeiramente, é preciso deixar claro que existe uma diferença entre catálogo online e catálogo virtual. Enquanto o primeiro fica disponível em portais online, o outro é apenas a versão digital de um catálogo comum, com a possibilidade de compartilhamento em redes sociais, mas sem mecanismos “clicáveis” que ajudam a ter mais informações sobre o produto.
O catálogo online funciona como uma espécie de vitrine dos produtos na internet. Sendo uma das formas mais fáceis, rápidas e baratas de garantir a presença do seu produto na internet. Para isso, é necessário cadastrar os produtos, com todas as informações que achar necessárias, como por exemplo nome do produto, marca, descrição, preço, tamanho, cor, fotos e até vídeos.
O catálogo pode ser usado para exibir os produtos com o intuito de divulgar a marca. Deixando-a disponível 24 horas por dia, todos os dias, para todos os interessados.
O que a ferramenta Veendos oferece?
A Veendos é uma plataforma nova que chegou para revolucionar o setor dos catálogos online. Ainda em sua fase inicial, a plataforma promete gerar maior exposição da marca do lojista na internet, com ampliação dos canais de vendas.
Além de ser um local onde os clientes podem conferir fotos e detalhes dos produtos, ainda é integrado ao WhatsApp, o que ajuda ainda mais na redução do tempo de venda, visto que os clientes já tiveram a chance de conhecer o produto e chegam com a decisão de compra.
Ter um catálogo Veendos é muito mais barato do que criar seu próprio site. Ao criar uma conta na Veendos, o cliente já tem acesso liberado para criar o catálogo da sua marca.
Quais as vantagens do catálogo online?
O catálogo online permite uma maior organização e uma melhor aparência, visto que manter um catálogo em forma de revista ou pasta pode causar desordem nos produtos e, com o passar do tempo, as folhas podem parecer velhas ou até mesmo amassadas e rasgadas.
O formato online não ocupa espaço físico e ainda conta com maior capacidade de armazenamento. Desse modo, além de ser mais atrativo ao público, também agiliza o processo de venda, por ter todos os produtos e suas informações em apenas um local.
Outra vantagem é a possibilidade de vendas à distância, online. Como citado anteriormente, as vendas online cresceram muito durante a pandemia. Ter um catálogo online ajuda nesse ponto.
Vendas online deixam de ser diferencial e passam a ser exigência
Segundo pesquisa feita pela Neurotrust, nos três primeiros meses de 2021, foram feitas 78,5 milhões de compras online, isso equivale a um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Assim, esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.
De acordo com a NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem comprar online. Isso se explica por diversos motivos, entre eles estão:
- a facilidade de pesquisar produtos e boas ofertas;
- as promoções oferecidas pelas plataformas digitais;
- a comodidade de adquirir um item ou serviço em poucos cliques, sem precisar sair de casa.
A região Sudeste ainda é a que mais se destaca em volume de compras e no quarto trimestre de 2020 foi responsável por 63% do total de pedidos feitos online no país.
Um estudo feito pela Bornlogic e Opinion Box, que indica a projeção para as vendas online para o ano de 2022, mostra que 50% dos brasileiros têm a intenção de continuar comprando de forma online, mesmo com a reabertura total do comércio físico.
Sendo assim, ter a opção de vender online, e ter uma vitrine virtual, como o catálogo online, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência para as empresas e marcas que querem ser vistas na internet, aumentando assim o número de vendas.
Como escolher a melhor plataforma de catálogo online
Existe uma grande variedade de catálogos online, com as mais diversas funcionalidades. Portanto, para escolher o melhor, é importante saber o que o seu negócio precisa.
Há desde os mais simples que permitem basicamente apresentar seus produtos, até aqueles que podem ser integrados a outros sistemas e que oferecem uma gestão integral dos seus negócios, com propostas, pedidos, cadastro de clientes, etc.
A plataforma Veendos está chegando no mercado com o melhor que tem para oferecer ao cliente. Assim, tanto a plataforma quanto o cliente irão crescer juntos.
Dicas para ter um bom catálogo
Além de contar com uma boa plataforma, como a Veendos, para a criação do catálogo, também existem alguns cuidados que o vendedor precisa ter para que o catálogo seja bem feito.
Primeiro de tudo, é indispensável que as fotos sejam de ótima qualidade. As dimensões e cores nas fotografias precisam ser fiéis ao do item. Aposte também em diferentes ângulos, assim, o consumidor consegue ter uma visão mais ampla do produto.
Quanto mais informação, melhor. Portanto, capriche na descrição dos produtos. Informe tamanho, material, recomendações de uso, medidas exatas. Dessa forma, é mais fácil evitar que o cliente precise procurar os canais de atendimento da sua loja ou se decepcione com o produto.
O site em que o catálogo ficará hospedado tem a mesma importância que o ambiente de uma loja física, assim sendo, é preciso que o layout seja agradável, responsivo e fácil de entender. O mesmo layout deve ter boa visualização tanto no notebook quanto em um dispositivo móvel.
Separar os produtos por categoria ajuda os clientes em potencial a acharem o que procuram mais rápido, o que, consequentemente, melhora a experiência do usuário.
Veja como é simples e rápido cadastrar um produto na Veendos:
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